A criação de atos de currículo no contexto de espaços intersticiais
Resumo
Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, apresentamos neste artigo a criação de atos de currículo a partir das noções de mobilidade e espaços intersticiais (Santaella, 2010), trazendo as tecnologias móveis como interfaces desses espaços constituídos pela ubiquidade e conectividade.
Compreendemos a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, como formas de potencializar a educação, na medida em que não saímos dos espaços físicos para entrar em contato com os ambientes digitais. Discutimos, a partir do referencial de Santos (2005), possibilidades de práticas pedagógicas para uma aprendizagem ubíqua, fazendo dialogar os espaçostempos da universidade/ cidade/ciberespaço, dentro do contexto da disciplina Didática, de uma turma de graduação em pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Mobilidade. Espaços Intersticiais. Atos de Currículo.