Currículo, formação e trabalho docente: Uma pesquisa-formação colaborativa realizada com professores do SINPRO-BA
Resumo
O presente artigo apresenta e explicita uma etnopesquisa-formação colaborativa realizada com professores organizados no SINPRO-BA, Sindicato de Professores no Estado da Bahia, a partir de uma demanda do próprio Sindicato dirigida ao Grupo de Pesquisa FORMACCE, cuja pauta central foi construir através de uma pesquisa-formação diretrizes com princípios curriculares e formativos para a configuração de um Departamento de Formação no SINPRO, entendendo que a formação de professores emerge no presente com uma sensível política de sentidos que deve surgir do trabalho (in)tensamente refletido pelo(s) professore(s) sobre sua formação e profissionalização.
Numa intercrítica com os pesquisadores do FORMACCE, da concepção do projeto até a construção das conclusões e a transformação dessas conclusões em diretrizes e princípios curriculares-formativos, configurou-se toda a itinerância heurístico-colaborativa da pesquisa.
Palavras-chave: Currículo. Trabalho docente. Formação de professores.