-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Experiência e concepção do currículo de formação de professores de matemática: um estudo a partir dos “atos de currículo” no contexto da uesb - jequié

Resumo 
 
A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de currículo que permeiam um curso de licenciatura em matemática, a partir de um estudo dos atos de currículo, bem como as implicações na formação dos futuros professores de matemática. Assim, esse estudo apresenta  uma reflexão na tentativa de compreender como se tem feito o currículo no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, especificamente no Campus de Jequié, e o que esse currículo tem feito com os futuros professores da Educação Básica.  Além disso,  a pesquisa propõe  trazer ao debate questões como: Quais as concepções de currículo e de formação em matemática dos atores envolvidos? Quais as bases teóricas e ideológicas do modelo curricular praticado? Como as diretrizes veiculadas por documentos oficiais são traduzidos na prática curricular do curso? O presente currículo do curso de Licenciatura em Matemática insere-se nas pautas formativas contemporâneas, vinculados à formação do professor de matemática? Diante da natureza do objeto de estudo, a opção foi por uma metodologia numa abordagem qualitativa, numa perspectiva fenomenológica, sendo desenvolvida a partir de uma pesquisa do tipo etnográfico. Para a análise,  a opção foi pela técnica da análise de conteúdos de base hermenêutica.
 
Como dispositivos para a construção dos dados,  utilizamos a análise dos documentos curriculares oficiais, entrevistas semiestruturadas com os docentes do curso, observação e participação nas reuniões de colegiado e área nas quais a reforma curricular do curso está sendo ponto de pauta. A análise da proposta curricular do curso em questão  envolveu a interpretação das dinâmicas internas e externas que tem influenciado a construção da identidade curricular do grupo, dando destaque à autoria e  à  coautoria dos sujeitos envolvidos. As noções subsunçoras que emergiram nas narrativas apontaram as implicações conceituais e ideológicas que  permeiam os atos de currículo do grupo estudado, bem como as interpretações e transgressões dos documentos oficiais.  
 
Palavras-chave: Currículo. Atos de Currículo.  Formação de professor. Matemática.   
 
Autor: 
Flávia Oliveira Barreto Da Silva
Categoria: 
Ano: 
2013