-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Olhares sobre avaliação institucional análise da percepção dos gestores escolares sobre o processo de avaliação institucional realizado nas escolas públicas estaduais do ensino médio de salvador.

Resumo
 
Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo analisar a percepção do gestor escolar que participou do Progestão, sobre o processo de avaliação institucional realizada nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Salvador. A pergunta que orientou o trabalho de pesquisa foi estruturada nos seguintes termos: Qual a percepção  dos gestores escolares das escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de ensino de Salvador, que participaram do Progestão no período de 2004 e 2006, sobre o processo de avaliação institucional realizado no interior da escola? No decorrer do processo de estruturação do projeto de investigação foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) compreender a concepção epistemológica e metodológica de avaliação institucional presente nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador; b) caracterizar a natureza da participação dos diferentes segmentos envolvidos na realização da avaliação institucional; c) identificar em que aspectos o caráter formativo da avaliação institucional é evidenciado durante a sua realização nas escolas. O trabalho de campo foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando como  suportes metodológicos a técnica de grupo focal e a aplicação de questionários fechados.
 
Os dados coletados foram organizados nas seguintes categorias: a) concepção conceitual e metodológica sobra avaliação institucional; b) participação dos diferentes segmentos no processo de avaliação institucional; c) avaliação institucional como processo formativo de todos os envolvidos. A percepção dos gestores que participaram do Programa Progestão, que tinha em seu conteúdo programático um módulo de estudos e atividades sobre avaliação institucional, foi fundamental para a compreensão e o estabelecimento das relações obtidas por meio dos dados coletados. Ficou evidenciado no discurso dos gestores que se fazem presentes os princípios e características de uma avaliação dessa natureza, entretanto ao confrontarmos com outros aspectos abordados observamos uma fragilidade no uso desses princípios. Quanto à participação dos diferentes segmentos foi constatado que, o foco, das maiores resistências e conflitos em relação à realização da avaliação institucional, está na participação dos professores.
 
Os gestores ainda reconhecem que, o processo de avaliação institucional de natureza formativa contribui efetivamente para o fortalecimento interno e externo da autonomia da escola, amplia o sentimento de que a escola é um espaço coletivo de aprendizagem e com isso promove a implicação de todos com seus processos e resultados.  
 
Palavras chave: Avaliação institucional, avaliação formativa e participação democrática. 
Autor: 
Diana Sampaio Melo Pipolo
Categoria: 
Ano: 
2008