-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Games com narrativa histórica como dispositivo digital para mediação de experiências formativas em ensino de história: uma pesquisa com o jogo “game of thrones -rpg”

Resumo
 
Games com narrativa histórica como dispositivo digital para mediação de experiências formativas em ensino de história: uma pesquisa com o jogo “Game of Thrones: RPG” é uma pesquisa sobre a busca de compreensão de como se configura a experiência compreensiva na formação em história de alunos do ensino médio, tendo como dispositivo virtual mediador de interpretação o Game of Thrones. Foram utilizados referenciais teóricos implicados ao campo dos games, principalmente através de autores como Lynn Alves, Mateus Rocha, Espen Aarseth, Henry Jacoby. Na área de ensino de história Maria Antonieta Tourinho, Jaime Pinsky, Isabel Barca foram os principais autores trabalhados. No campo da etnopesquisa e da etnografia, Marli André e Roberto Sidnei Macedo fundamentaram a metodologia opcionada. 
 
Quanto a discussão sobre a formação como uma experiência irredutível de sujeitos que aprendem, Marie-Christine Josso e Roberto Sidnei Macedo compuseram a centralidade do campo de estudo teórico da pesquisa. A presente dissertação foi configurada por uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, com análise de conteúdos de base hermenêutica. As conclusões apontam para a emergência de uma formação em história singular, estruturada pela experiência com games, principalmente no que concerne aos modos de compreensão, ricos em imaginação e perspectivas multirreferencializadas, com densos processos de imersão e possibilidades problematizantes sobre a formação histórica na Escola Básica. A partir das conclusões da pesquisa, propomos o conceito de potencial formativo dos games em ensino de história, a ser alcançado pela análise do conjunto de compreensões via as experiências irredutíveis de estudantes na aprendizagem de história, mediados pelos jogos eletrônicos em contextos heterogêneos.
 
Palavras-chave: games, ensino de história, formação.
 
Autor: 
Társio Roberto Lopes Macedo
Categoria: 
Ano: 
2013