Experiência formativa e formação: a concepção de formação forjada nos etnométodos e atos de currículo de professores da área de ciências da natureza
Resumo
Associando-se às perspectivas teóricas da Etnometodologia e da ideia de atos de currículo, esta dissertação resulta de um estudo de caso de abordagem qualitativa que teve como centralidade analisar e compreender qual a concepção de formação que emerge das experiências formativas de professores da área das Ciências da Natureza, a partir de seus etnométodos e atos de currículo, no contexto do ensino da Biologia, da Química e da Física, em uma escola do nível médio da rede estadual de ensino, no município de Salvador. Na esfera teórica, busquei como subsídios as concepções de formação, experiência e experiência formativa, além da perspectiva etnometodológica e da ideia de atos de currículo, dialogando, entre outros autores, com Marie-Christine Josso, Roberto Macedo, António Nóvoa, Jorge Larrosa, John Dewey e Maurice Tardif, por entender que tais autores tratam do fenômeno da formação em perspectiva. Optamos pelo caminho teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial. Utilizei como dispositivos para a busca das informações a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa três professores colaboradores da referida instituição, entre os anos de 2014 e 2015.
Em termos de análise, foi utilizado o dispositivo da análise de conteúdos de base hermenêutica, em que o processo de categorização foi construído a partir da relação teoria-empiria. Entre os principais resultados revelados pela pesquisa aparecem as experiências dos professores constituindo-se como referências indispensáveis para a compreensão dos seus processos formativos, além do fato de que esses atores sociais elegem as práticas pedagógicas como espaço e tempo de suas transformações profissionais e existenciais. Referenciados pelas construções teóricas e empíricas do estudo, ao final deste trabalho o autor propõe uma concepção própria para a formação de professores.
Palavras-chave: Experiência formativa. Concepção de formação docente. Etnométodos e atos de currículo. Ensino de Ciências da Natureza.
Autor:
Alex Oliveira Do Lago
Arquivo:
Categoria:
Ano:
2015