-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Etno-identificações na escola: atos de currículo e cultura escolar na construção identitária de estudantes negros/as

Resumo
 
Este estudo objetiva  compreender as implicações dos atos de currículo nos processos de construção/afirmação identitárias, a partir da cultura escolar, de estudantes identificados/as como negros/as.  Os  objetivos específicos  foram: compreender como o currículo escolar pode contribuir no processo de formação/re-
significação de etno-identificações, numa dialógica intercrítica com os debates curriculares; e interpretar as interfaces e tensões entre cultura, processo identitário e educação sistemática nos currículos escolares, a partir do contexto pesquisado. Optamos por um estudo de abordagem qualitativa de base hermenêutico-fenomenológica, tendo como método a etnopesquisa. Para tanto, os dispositivos de coleta de dados foram: análise documental, observação participante e entrevistas. O lócus pesquisado foi a Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no Município de Camaçari-Ba.  Os/as  interlocutores/as  da pesquisa foram professores/as  das disciplinas Artes, Filosofia, História e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, e uma das  vice-diretoras.  Notamos que  as  questões identitárias  estão ausentes  no currículo da escola, o qual é marcado pela descontextualização.
 
Há a necessidade da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico  (PPP)  que seja democrático, supere as hierarquias e traga em si o  reconhecimento das diferenças, tendo um caráter intercultural. A resistência ao reconhecimento das questões étnico-raciais está presente na escola desde a formatação de determinados documentos até as atividades cotidianas em sala de aula. Concluímos que, do ponto de vista político e pedagógico,  o currículo escolar é  de fato um artefato cultural produtor de identidades.  Numa perspectiva intercrítica, os atos de currículo potencializam  o processo de etno-identificações dos/as estudantes identificados/as como negros/as. Para isso é preciso que o PPP e o currículo escolar estejam imbricados e implicados com o processo identitário dos/as estudantes.  
 
Palavras-Chave:  Currículo Escolar;  Atos de Currículo;  Etno-identificação;  Cultura Escolar. 
 
Autor: 
Josevandro Chagas Soares
Categoria: 
Ano: 
2011