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Currículo rizomático e formação: “um pouco de possível, senão eu sufoco”

Resumo 
 
O presente trabalho visou  explorar  as diferenças nas experiências formativas  a  partir  da mbricação entre currículo rizomático e subjetivação. De maneira geral, busquei compreender o currículo sob a perspectiva do conceito de rizoma e suas ressonâncias na formação. Para tal empreendimento,  foi preciso evocar o conceito de rizoma criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari e roubado por Silvio Gallo para refletir sobre o currículo rizomático a partir de suas conexões e heterogêneses. Ademais, pretendi discutir sobre uma formação não essencialista, baseada na filosofia de Deleuze, bem como na filosofia da formação de  Jorge  Larrosa, inspirada em Nietzsche. Por fim,  esta pesquisa visou  pensar  as implicações entre currículo rizomático e formação,  a partir do dispositivo conceitual  atos de currículo  forjado  por Roberto Sidnei Macedo. Destacam-se as potencialidades do currículo a partir dos princípios do rizoma e  uma  formação  tratada  através das experiências, do aprendizado, de uma perspectiva não humanista e da diferença insubmissa  à identidade.
 
As possibilidades  entre currículo e formação  foram  auxiliadas  pelas ideias de devir-menor e  nomadologia  na educação. A pesquisa insere-se no campo teórico da filosofia do currículo e da formação  e tem como concepção metodológica os traçados cartográficos, considerando a processualidade do objeto de estudo, assim como relevando as intempestividades na experiência de escrita. A partir de tais problematizações, emergiu o conceito de  atos de currículo rizomáticos  para entretecer o currículo rizomático e  a  subjetivação,  assim como resistir  aos modelos curriculares-formativos. 
 
Palavras-chave:  Currículo rizomático.  Subjetivação.  Formação.  Atos de currículo rizomáticos. 
Autor: 
Igor Alexandre De Carvalho Santos
Categoria: 
Ano: 
2014