-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

William Pinar

William Pinar

William Frederick Pinar, nasceu o 27 de agosto de 1947, em Huntington, no estado de West Virginia, Estados Unidos da América. Fez Graduação na área de estudos em língua e literatura, Doutorado pela Universidade Estadual de Ohio, Trabalhou em Rochester, Alberta, New York University. Trabalhou por 20 anos na Universidade do Estado da Louisiana (LSU), É professor na Universidade da Columbia Britânica no Canadá. É uma celebridade acadêmica nos EUA e na Europa, Turquia e China; responsável pela fundação das Sociedades Americana e Internacional de Estudos Avançados em Currículo (AAACS e IAACS).

PRODUÇÃO ACADÉMICA

·    The Worldliness of a Cosmopolitan Education: Passionate Lives in Public Service (2009).

·    Intellectual Advancement through Disciplinarity: Verticality and Horizontality in Curriculum Studies (2007).

·    Queering Straight Teachers (2007).

·    The Synoptic Text Today and Other Essays: Curriculum Development after the Reconceptualization (2006).

·    Race, Religion, and a Curriculum of Reparation: Teacher Education for a Multicultural Society (2006).

·    Curriculum in a New Key: The Collected Works of Ted T. Aoki (2005). (Edited with Rita L. Irwin.)

·    What Is Curriculum Theory? (2004).

·    The Internationalization of Curriculum Studies (2003). (Edited with William E. Doll, Jr., Donna Trueit, and Hongyu Wang.)

·    Handbook of International Research in Curriculum (Ed.) (2003).

·    Contemporary Curriculum Discourses. (Ed.) (1999).

·    Queer Theory in Education. (Ed.) (1998).

·    Curriculum: Toward New Identities. (Ed.) (1998).

·    Understanding Curriculum. (With William Reynolds, Patrick Slattery, and Peter Taubman). (1995).

·    Understanding Curriculum as Racial Text.  (1993).

·    Understanding Curriculum as Phenomenological and Deconstructed Text. (Edited with William M.Reynolds). (1992).

·    Curriculum as Social Psychoanalysis: The Significance of Place. (Edited with Joe L. Kincheloe). (1992).

·    Contemporary Curriculum Discourses. (Ed.) (1998).

·    Curriculum and Instruction: Alternatives in Education. (Edited with Henry A. Giroux and Anthony Penna). (1981).

·    Toward a Poor Curriculum. (With Madeleine R. Grumet). (1976).

·    Heightened Consciousness, Cultural Revolution, and Curriculum Theory. (Ed.) (1974).

RELEVÂNCIA PARA O FORMACCE

Teoria Reconceitualização do Currículo, envolvendo as perspectivas políticas e pessoais, admitindo o currículo como experiência, “currere”, constituído e construído como um ato simbólico, em que o indivíduo está no centro da discussão, especialmente pelas relações subjetivas entre o “eu” e o outro”.