William Pinar
William Pinar
William Frederick Pinar, nasceu o 27 de agosto de 1947, em Huntington, no estado de West Virginia, Estados Unidos da América. Fez Graduação na área de estudos em língua e literatura, Doutorado pela Universidade Estadual de Ohio, Trabalhou em Rochester, Alberta, New York University. Trabalhou por 20 anos na Universidade do Estado da Louisiana (LSU), É professor na Universidade da Columbia Britânica no Canadá. É uma celebridade acadêmica nos EUA e na Europa, Turquia e China; responsável pela fundação das Sociedades Americana e Internacional de Estudos Avançados em Currículo (AAACS e IAACS).
PRODUÇÃO ACADÉMICA
· The Worldliness of a Cosmopolitan Education: Passionate Lives in Public Service (2009).
· Intellectual Advancement through Disciplinarity: Verticality and Horizontality in Curriculum Studies (2007).
· Queering Straight Teachers (2007).
· The Synoptic Text Today and Other Essays: Curriculum Development after the Reconceptualization (2006).
· Race, Religion, and a Curriculum of Reparation: Teacher Education for a Multicultural Society (2006).
· Curriculum in a New Key: The Collected Works of Ted T. Aoki (2005). (Edited with Rita L. Irwin.)
· What Is Curriculum Theory? (2004).
· The Internationalization of Curriculum Studies (2003). (Edited with William E. Doll, Jr., Donna Trueit, and Hongyu Wang.)
· Handbook of International Research in Curriculum (Ed.) (2003).
· Contemporary Curriculum Discourses. (Ed.) (1999).
· Queer Theory in Education. (Ed.) (1998).
· Curriculum: Toward New Identities. (Ed.) (1998).
· Understanding Curriculum. (With William Reynolds, Patrick Slattery, and Peter Taubman). (1995).
· Understanding Curriculum as Racial Text. (1993).
· Understanding Curriculum as Phenomenological and Deconstructed Text. (Edited with William M.Reynolds). (1992).
· Curriculum as Social Psychoanalysis: The Significance of Place. (Edited with Joe L. Kincheloe). (1992).
· Contemporary Curriculum Discourses. (Ed.) (1998).
· Curriculum and Instruction: Alternatives in Education. (Edited with Henry A. Giroux and Anthony Penna). (1981).
· Toward a Poor Curriculum. (With Madeleine R. Grumet). (1976).
· Heightened Consciousness, Cultural Revolution, and Curriculum Theory. (Ed.) (1974).
RELEVÂNCIA PARA O FORMACCE
Teoria Reconceitualização do Currículo, envolvendo as perspectivas políticas e pessoais, admitindo o currículo como experiência, “currere”, constituído e construído como um ato simbólico, em que o indivíduo está no centro da discussão, especialmente pelas relações subjetivas entre o “eu” e o outro”.