Teresinha Fróes Burnham
Teresinha Burnham
A trajetória (in)formativa da Professora Teresinha Burnham inicia com a graduação em História Natural, Universidade Católica de Salvador, e continua com o mestrado em Educação, Universidade Federal da Bahia. Na Inglaterra, realizou o doutorado em Filosofia, University of Southampton, e o pós-doutorado em Sociologia e Política do Currículo, University of London. Viveu experiências profissionais como professora de Ciências, no ensino fundamental, e de Biologia, no ensino médio da rede pública da Bahia; e como professora-produtora de cursos a distância, no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB. Atualmente, é professora-associada da Universidade Federal da Bahia, fundadora, primeira coordenadora e docente-pesquisadora do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS), rede de pesquisadores das sete Instituições de Ensino Superior que compõem o DMMDC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise Cognitiva, Ciência da Informação e Educação, com ênfase na relação conhecimento e sociedade, principalmente nos seguintes temas: tra(ns)dução do conhecimento, currículo, trabalho, espaços de aprendizagem, construção, gestão e difusão do conhecimento. Para esta pesquisadora o conhecimento é um bem que deve ser público e com esse olhar ela se opõe à privatização do conhecimento. Ao mesmo tempo, busca compreender as estratégias metodológicas desenvolvidas pelo professor para tornar significativo o saber científico, a ponto de formar pessoas que possam enxergar a ciência como fonte para compreensão da sua própria vida e de sua leitura de mundo.
Orientadora do Professor Roberto Sidnei no curso de mestrado (no antes denominado NEPEC, que a tinha como coordenadora), a Profa. Burnham foi uma das importantes referências para o seu afastamento das epistemologias acadêmicas positivistas da formação em Psicologia e para o seu acolhimento à diversidade, à multirreferencialidade, para seu posicionamento político aberto às incompletudes, aos semi-saberes e para sua aproximação às epistemologias que compreendem formação como uma experiência irredutível de sujeitos imersos em processos de aprendizagem que agregam o valor existencial, social e cultural dos sujeitos aprendentes.
Dentre os diversos trabalhos da Profa. Burnham destacamos: Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para o currículo. In: Joaquim Gonçalves Barbosa. (Org.). Reflexões sobre multirreferencialidade. São Carlos: UFSCAR, 1998; Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: Lídia Maria Batista Brandão; Nídia Linaert Lubisco. (Org.). Informação e informática. Salvador: Edufba, 1999, p. 130-150; A formação do cidadão-trabalhador numa perspectiva multirreferencial. In: Encuentro Latinoamericano Comunicar las Instituciones, 1999, Buenos Aires. Anais do Encuentro Latinoamericano Comunicar las Instituciones. Buenos Aires: Fundación Walter Benjamin, 1999; Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 58, p. 3-13, 1993; Human development and evolution and biology teaching. Paris: UNESCO, 1985. 92p.
Fontes utilizadas:
http://lattes.cnpq.br/5856767352117805
http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=22767
Link da imagem:
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/27-11-2012-enct...