-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Heurística e educação docente. Formação de professores pela pesquisa: Mas, que pesquisa?

Resumo
 
Este estudo visa discutir o caráter formativo da pesquisa no curso de licenciatura em pedagogia numa universidade pública e multicampi baiana  –  a Universidade do Estado da Bahia, do Campus XI, localizado no município de Serrinha. Trata-se de um estudo de caso que tem como finalidades analisar/ compreender as concepções de produção de conhecimento que permeiam as práticas curriculares no contexto do referido curso; compreender a dinâmica, as inspirações teórico-epistemológicas e as perspectivas metodológicas que dão feição às atividades de pesquisa e debates sobre a importância desta no referido curso; analisar os sentidos pedagógicos emergentes a partir das tensões epistemológicas e formativas expressas  pelo debate em torno da importância da pesquisa na formação de professores; descrever/pontuar em termos da formação docente as alternativas de pesquisa mais relevantes e pertinentes geradas pelas reflexões advindas dos “dados” da pesquisa em pauta. 
 
Utiliza como espaço exploratório, enquanto estimulador das percepções da pesquisadora um programa institucional de formação intensiva. Elabora uma análise interpretativa a partir das produções monográficas de estudantes,  do diálogo com docentes envolvidos no processo através de reuniões institucionais com a inserção intencional da temática. Observa que a pesquisa e a prática pedagógica dialogam entre si, mas são dicotomizadas. O conflito que aparece é de um lado entre as atividades de ensino e as de pesquisa para os docentes, e, de outro entre a intervenção pedagógica e a pesquisa para os estudantes. O caráter formativo se faz presente em algumas produções estudantis na construção do objeto a partir da sua atuação profissional, na dialogicidade com seus pares e nos seus posicionamentos perante questões da contemporaneidade. 
 
Palavras-chave: Formação. Pesquisa. Conhecimento. 
Autor: 
Isaura Fontes
Categoria: 
Ano: 
2009