Etnocurrículo - Etnoaprendizagens - A educação referenciada na cultura
Esta obra é centrada na publicização e na explicitação dos conceitos de etnocurrículo e etnoa-prendizagem, bem como no detalhamento de seus fundamentos e suas dinâmicas próprias. Procura demonstrar de forma referenciada como currículo e aprendizagem são configurados por instituintes culturais. A partir desses aportes, os autores debatem como esses instituintes culturais, compreendidos na dinâmica das interações e de dentro de suas "bacias semânticas", são constituídos pelos etnométodos dos atores sociais implicados. Isso permite compreender currículo e aprendizagem por meio do detalhamento de suas ações e suas processualidades situadas. Os autores entendem a formação como uma experiência irredutível, na medida em que consideram ser uma condição ontológica a relação com o saber, seja experienciando currículos seja experimentando processos formativos, o que implica criação de sentidos, produção de pontos de vista, definições de situações e escolhas culturalmente valoradas. Trata-se de uma obra inovadora em relação a concepções de currículo e aprendizagem e fortalece, com seus argumentos, práticas pedagógicas etno-orientadas.