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Hibridismo epistemológico e formativo na Licenciatura em ciências biológicas: como os Docentes de disciplinas específicas se implicam na Articulação da formação inicial com a prática Profissional

Resumo
 
Este trabalho trata de investigação acerca dos processos formativos, identitários e implicacionais de professores universitários, que lecionam disciplinas específicas, na formação de seus alunos como professores de Ciências e Biologia. Foi desenvolvido no âmbito dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), cujos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) estão em consonância com as normativas legais sobre formação de professores para a educação básica, derivadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O estudo teve abordagem qualitativa, de cunho etnometodológico com centralidade nos princípios da etnopesquisa crítica e implicada. Como dispositivos de coleta de informações constam as narrativas dos docentes (Memoriais de Formação e Entrevistas Semi-estruturadas), bem como os Diários de Observação de aulas e reuniões nas duas IES e respectivos PPCs. As informações assim produzidas foram analisadas a partir de procedimentos da Análise de Conteúdo. A interpretação, de base hermenêutica, se deu ao longo da pesquisa e valorizou o contexto de produção da linguagem, das práticas e dos etnométodos dos docentes. No processo de categorização dos processos formativos foram agrupadas as experiências relativas ao contexto familiar; à escolha profissional; à formação formal; à atividade profissional, incluídas pessoas de referência. Destacam-se a ênfase ao aprendizado pela prática, caracteristicamente isolada e pouco refletida, a falta de ações de formação continuada e a imitação. As identificações dos docentes com a profissão docente ou de biólogo, bem como os conflitos e tensões de identidade reflete um fenômeno de hibridação epistemológica e formativa.
 
Na análise das implicações dos docentes na formação dos seus alunos a ênfase nos processos afetivos e libidinais como forma de vinculação à função de formador foi surpreendente. Os docentes também estabelecem implicações relativas à dedicação ao ensino; ao envolvimento com ações do curso (inclusive proposta curricular); às ações de articulação teoria/prática e ao investimento no desenvolvimento profissional. A legislação educacional pós-LDB representa um marco acerca da formação de professores no Brasil, que está relacionada à Prática como Componente Curricular (PCC) e suas formas de recontextualização curricular. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também se mostrou relevante. Assim as opções da UNIME e UEFS, ao favorecerem a implicação dos professores de disciplinas específicas na formação do aluno, avançam em superar dicotomias das licenciaturas, notadamente a  formação inicial/prática profissional, bem como as dimensões pedagógica/específica no curso.
 
No entanto, fica evidente a necessidade de investimento pessoal e institucional na profissionalização da docência por processos que considerem os  estudos sobre educação de adultos e as experiências de caráter colaborativo de forma a transformar a realidade da formação de professores na universidade brasileira. 
 
Palavras-chave: Docentes universitários – formação e implicação; Articulação Teoria/Prática; Licenciatura Ciências Biológicas. 
Autor: 
Ana Verena Magalhães Madeira
Categoria: 
Ano: 
2014