-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Reinvenção e itinerância de uma educadora da infância e constituição narrativa: compreensões implicadas sobre a práxis educativa com crianças, inspiradas em uma concepção de currículo brincante

Resumo
 
O presente trabalho reflete a itinerância de uma relação implicada em termos formativos e profissionais com a educação infantil, mais precisamente com a ludicidade e o currículo enquanto tema e objeto de pesquisa, tomando a vida profissional e acadêmica da autora enquanto reflexão heurística e formativa, implicados à sua condição de sujeito engajado às causas da infância, às práticas de formação e mais precisamente aos cenários institucionais onde se pratica a educação de crianças. Os fundamentos epistemológicos desenvolvidos pautam-se na autobiografia como processo de expressão de si e de autoconstituição do sujeito-educador que, refletindo a sua própria itinerância de aprendizagens, transforma-se e reflete a sua própria transformação. Essa itinerância vai desaguar na pesquisa de doutorado aqui explicitada, onde meu cenário de trabalho (Creche-UFBA), transforma-se no meu  locus  de produção da minha vida de educadora e do conhecimento em que estou implicada.
 
Nesse sentido, acrescento que nesta pesquisa objetivo analisar as relações estabelecidas entre a minha história de vida de uma educadora e suas implicações com a educação das crianças, percebendo a necessidade de enfocar a narrativa autobiográfica no processo de formação e de autoformação. A partir das narrativas da minha memória lúdica e suas relações com a prática pedagógico-curricular, reflito como o lúdico se revela por minha práxis. Este estudo insere-se no desafio de mergulhar neste contexto, buscando nele, mais do que marcas das regras gerais de organização social e curricular, mas  outras marcas da vida cotidiana, dos acasos e situações que constitui a história de vida do sujeito desse estudo refletido e refletindo-se.  
 
Palavras-chave: Autobiografia. História de vida. Formação. Currículo. Educação Infantil. 
Autor: 
Ana Paula Silva Da Conceição
Categoria: 
Ano: 
2009