-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Atos de currículo como mediação na construção das políticas de sentido da didática no contexto da formação docente

Resumo
 
A tese intitulada “Atos de Currículo como mediação no processo de construção das politicas de sentido da Didática no contexto da formação docente”, objetiva compreender como os atos de currículo produzem mediação no processo de construção das políticas de sentido da Didática pelos estudantes dos Cursos de Licenciatura da UEFS. A pesquisa de natureza qualitativa adota como inspiração e escolha dos caminhos metodológicos a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A fim de compreender o objetivo da pesquisa optouse pelos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevista aberta e análise de documentos. 
 
A tese em sua tessitura abre-se para algumas brechas e possibilidades: os atos de currículo produzem mediação nas emergências de autorização dos protagonistas da disciplina Didática, como atores curriculantes e produtores de atos de currículo, constroem e desconstroem políticas de sentido em relação à Didática; os atos de currículo como mediação empoderam os atores curriculantes a alterarem as políticas de sentido da Didática e os atos de currículo como mediação contribuem na construção de políticas de sentido de Didáticas outras. A tese conclui que as políticas de sentido de Didáticas são multirreferenciais, hibrídas e implicacionais, assim, as políticas de sentido da Didática dialógica e dialética, abrem-se para possibilidades de Etnodidáticas.  
 
Palavras- Chave: Atos de Currículo.  Didática. Formação. Políticas de Sentido. 
 
Autor: 
Maria Cláudia Silva do Carmo
Categoria: 
Ano: 
2013