Michael Whitman Apple
Michael Whitman Apple
Nasceu na cidade de Patterson, nos Estados Unidos, em 1942. Filho de imigrantes da classe trabalhadora de grande tradição política, de origem comunista. Engajado politicamente, desde o ensino médio, Apple sempre esteve atento às situações de opressão e exploração social. Sua concepção pedagógica é fruto de sua convivência com um ambiente periférico e, depois, com um meio mais elitista, após a realização do mestrado e do doutorado no Teachers College da Columbia University. Como resultado deste contexto existencial, Apple elaborou sua obra baseada na análise relacional ou situacional (entre educação e sociedade). Produtor de uma extensa obra, ele publicou, entre outros volumes, Ideologia e Currículo e Política Cultural e Educação. Neste último ele situa exemplarmente sua visão da educação inserida em um contexto social, na interação com as incontáveis faces da sociedade.
Apple desenvolve um trabalho que lhe confere o reconhecimento de um dos maiores representantes da concepção crítica de currículo. Compreende que o currículo é o conhecimento institucionalizado em contexto formal de ensino, selecionado de um campo mais amplo e organizado, produzido e reproduzido pela instituição, cumprindo uma função ideológica. Esta encoberta interesses políticos e econômicos que estão intimamente ligados. Os primeiros ligam-se à distribuição do poder entre as diversas classes sociais, prioritariamente, mas também se articula às questões de relações de gênero e étnicas. O segundo estão mais ligados ao alocamento de pessoas nas funções específicas geradas pela divisão do trabalho em sociedades industriais. Para Apple é fundamental perguntar quais os conhecimentos de quais grupos são ensinados na escola? por que esses? qual a relação entre cultura e poder em educação? E quem se beneficia dessa relação? Essas questões tratam o conhecimento escolar como uma realidade a ser criticada, e que, se construída de um jeito, também pode ser modificada.
FONTE:
CUNHA. Regina Celo. O. da. A concepção crítica de currículo ou: um encontro com Michael Aplle no fosso do Castelo. 198?. Mimeo.
GANDIN, Luis Armando. Michael Apple: A Educação sobre a ótica da análise relacional. Pedagogia Contemporânea. [Disponível em <file:///C:/Users/DELL/Downloads/luis_gandin_apple_otica_analise_relacional%20(1).pdf>. Acesso em 19/06/2016].
Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-olcEMaIIux8/Tx4rVtHqKYI/AAAAAAAAANI/-NY958tJKG...