-A A +A
  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Henri Giroux

Henri Giroux

Henry A. Giroux é um educador norte americano que desde 2004 vive no Canadá, atualmente é professor visitante distinto na Universidade Ryerson em Toronto. Ele nasceu em Providence, Rhode Island, Estados Unidos em 18 de setembro de 1943.

A partir de 1982 começa a publicar uma série de estudos sobre Pedagogia desenvolvendo a Pedagogia Crítica. Nesse sentido, foi um dos fundadores da Pedagogia Crítica nos Estados Unidos, além disso, foi pioneiro nos estudos voltados para a cultura; Jovens; Ensino Superior e Público; Meios de Comunicação e Teoria Crítica.

Um dos principais conceitos desenvolvidos pelo autor: o professor como intelectual público transformador; A escola como parte da esfera pública e a teoria crítica do currículo e resistência em educação.

A lista das suas publicações inclui vários livros, capítulos de livros, artigos em revistas focando diferentes aspectos ligados à Educação e aos Estudos Culturais e pode ser consultada na sua página eletrônica (www.henryagiroux.com ). Obras como Teoria crítica e resistência em educação; Os professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem; Escola Crítica e Política Cultural; GIROUX, Henry. A.. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação.

A importância das contribuições epistemológicas desse autor para os estudos do FORMACCE revelam-se no modo singular de pesquisa desenvolvida ao longo dos anos com foco nas ações dos professores como intelectuais críticos, bem como a pedagogia crítica ao tomar a vinculação profunda entre currículo e formação. É necessário destacar que a base do FORMACCE busca romper com as velhas dicotomias que perpassam o pensamento educacional e inspira-se nos conceitos de multirreferencialidade, intercrítica e resistência articulada também aos estudos de Henri Giroux.

 Referência:

Manuela Guilherme, « Qual o papel da pedagogia crítica nos estudos de língua e de cultura? », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 73 | 2005, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 08 Maio 2016. RL : http://rccs.revues.org/962 ; DOI : 10.4000/rccs.962. Acessado em  08 de maio de 2016.

Imagem. http://www.globaleducationmagazine.com/wp-content/uploads/2013/01/Henry-Giroux-Global-Education-Magazine.jpg