A demanda do desejo presentificada na constituição do professor-sujeito
Resumo
Desejo e inconsciente são presenças irredutíveis em todas as experiências do sujeito. Traduzido pela psicanálise como falta de, o desejo atravessa o saber desde a infância; na ausência do desejo não há busca pelo saber. A educação contemporânea, entretanto, racionaliza os processos, ditos, formativos negando o desejo dos que estão em formação. Esta pesquisa, intitulada A PRESENTIFICAÇÃO DO DESEJO NA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR-SUJEITO, foi realizada no contexto de uma instituição cuja primeira missão foi a formação profissional e que, por esta razão, ainda caminha a passos lentos para aceitação de parâmetros mais abertos à experiência do sujeito e ao seu desejo; busquei aqui compreender o direcionamento dado pelo desejo às experiências fundantes do sujeito, do professor e dos etnométodos da formação.
Trata-se de um estudo de caso, inspirado nos estudos biográfico- narrativos. O corpus de análise compõe-se da transcrição de entrevistas gravadas com um docente e dois discentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, selecionados pelo critério único de desejo de participação. O trabalho de interpretação do corpus sustenta-se no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação francesa. Nos discursos elaborados a partir da consigna desejo/formação de professor os sujeitos da pesquisa produzem, na tensão entre seu desejo e o desejo do Outro, efeitos de sentido que promovem deslizamentos no significante, ao qual se assujeitam, que vão atuar na constituição do sujeito, do professor-sujeito e dos etnométodos da formação, revelados neste estudo como metonímia da falta e do desejo do sujeito.
Palavras-chave: Educação e Psicanálise. Formação. Desejo. Etnométodo.